Comments on: A tradição alemã dos Hörspiele https://blogs.dw.com/contraacapa/a-tradicao-alema-dos-horspiele-as-pecas-radiofonicas/ Sun, 12 Feb 2017 03:03:32 +0000 hourly 1 By: Ricardo Domeneck https://blogs.dw.com/contraacapa/a-tradicao-alema-dos-horspiele-as-pecas-radiofonicas/#comment-177 Thu, 26 Nov 2015 15:13:23 +0000 http://blogs.dw.com/contraacapa/?p=1439#comment-177 Cara Janete, agradeço imensamente por chamar nossa atenção, minha e de leitores deste espaço, para o trabalho destes dramaturgos. Fico feliz em saber que existe esta iniciativa. Procurarei saber mais sobre eles. É sempre bom contar com este tipo de contribuição ao debate.

Mas queria dizer também que não creio que esta sua ótima contribuição invalide o que escrevi em meu texto. Eu não escrevi que a “peça radiofônica não foi difundida no Brasil”, mas que, em comparação com a Alemanha, não se pode dizer que haja uma tradição do gênero no Brasil. Os autores que você menciona, e que, tenho certeza, são ótimos, não constituiriam uma tradição. No texto, referia-me especificamente à maneira como muitos autores centrais da literatura em língua alemã realmente se dedicaram ao gênero, de Brecht a Jelinek. Não vemos isso no Brasil. A lista de Hörspiele da Prêmio-Nobel Jelinek, por exemplo, é bastante longa. E Hörspiele têm tamanho respeito na Alemanha que são com frequência reunidas em livro, como no caso de Ingeborg Bachmann, que ilustra esta matéria com uma foto de um volume. Em vista destes fatores, eu diria não ser inverdade dizer que não há uma tradição do gênero no Brasil. Ainda que, estou certo e agradeço uma vez mais que você os nomeie, estes esforços do Instituto Goethe, Grupo Opinião e Fundação Konrad Adenauer sejam importantíssimas. Para dar maior visibilidade a esses esforços, vamos conversar e trocar ideias a respeito. Eu escreveria com prazer a respeito para que estes autores tenham um pouquinho mais de visibilidade, ao menos a que posso ajudar a ter com esta página.

abraço

Ricardo Domeneck

]]>
By: Janete El Haouli https://blogs.dw.com/contraacapa/a-tradicao-alema-dos-horspiele-as-pecas-radiofonicas/#comment-175 Wed, 25 Nov 2015 16:32:27 +0000 http://blogs.dw.com/contraacapa/?p=1439#comment-175 Olá Ricardo, boa tarde. Como vai? Hoje, um amigo postou no facebook o link do seu blog em que vc se refere à peça radiofônica como não tendo sido difundida no Brasil. Isso não é verdade. Gostaria de dizer que as experiências artísticas em rádio no Brasil começam na década de 70, impulsionadas por George Serber, com a realização de seminários e concursos de peças radiofônicas e com a colaboração e o apoio do Instituto Goethe, Grupo Opinião e Fundação Konrad Adenauer. Como resultado desta iniciativa, os dramaturgos Fernando Peixoto, Germano Blum e João das Neves foram convidados a estudar o gênero peça radiofônica na Alemanha (Westdeutscher Rundfunk – WDR, Colônia). Em 1985, já com a realização do IV Concurso Brasileiro de peças radiofônicas, a peça Noturno a duas vozes, escrita, gravada e produzida pela dramaturga Heloiza Bauab, foi premiada em primeiro lugar, tendo recebido da Fundação Konrad Adenauer, uma das promotoras do concurso, uma bolsa para estagiar por um ano na emissora alemã.
Enfim…na sequência a esses acontecimentos, houve iniciativas pontuais de radialistas, músicos, dramaturgos etc…realizando produções radiofônicas inventivas e que até hoje permanecem.
Me coloco à sua disposição, caso queira receber mais informações sobre essas iniciativas.
Abraço
Janete El Haouli
Londrina, Paraná, Brasil

]]>