Mais blogs da DW DW.COM

Miroslav Klose não é Gerd Müller

Miroslav Klose. Com o gol marcado contra a Áustria pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014, o atacante igualou a marca de maior artilheiro da seleção da Alemanha de todos os tempos. Com 68 gols, Klose está a um tento de passar a lenda Gerd Müller, que reinou nos anos 60 e 70 no Bayern de Munique e na seleção alemã.

“Não quero e não posso me colocar no mesmo nível de Gerd Müller. Ele foi um atacante extraordinário”, disse Klose após a partida. E sua humildade carrega também uma enorme quantidade de racionalidade. Klose precisou de 129 partidas para marcar 68 gols, com a média de 0,52 gol por partida, o que já é bastante respeitável no futebol mundial da atualidade. Gerd Müller não recebeu o apelido de “Bomber” à toa: ele precisou de apenas 62 partidas para anotar os mesmos 68 gols, o que resulta em uma média de 1,09 gols por jogo. Müller atuou nove anos pela seleção, já Klose faz parte dos selecionados do DFB há 12 anos.

Também nas consquistas, os dois atacantes são incomparáveis. Gerd Müller foi campeão mundial em 1974, europeu em 1972, artilheiro da Copa do Mundo de 1970 (dez gols), tricampeão da Copa dos Campeões da Europa, duas vezes o artilheiro da temporada europeia, quatro vezes campeão alemão com o Bayern de Munique e sete vezes artilheiro da Bundesliga. Miroslav Klose conquistou apenas duas Bundesliga, foi uma única vez artilheiro do Campeonato Alemão e teve que se contentar com vice-campeonatos tanto na Copa do Mundo de 2002 como na Champions League de 2010. No entanto, foi artilheiro da Copa do Mundo de 2006 com cinco gols.

Miroslav Klose, que na verdade nasceu em Opole, na Polônia, não é um jogador técnico ou versátil. O atacante, que atualmente defende as cores da Lazio, é dotado das velhas características de um clássico centroavante. Sempre bem posicionado, com ótimo cabeceio e uma raça acima da média, fizeram com que Klose fosse o principal e inquestionável atacante dos elencos da seleção alemã durante as gestões de Rudi Völler (2000-2004), Jürgen Klinsmann (2004-2006) e Joachim Löw (desde 2006).

A meta de Klose é participar da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e quebrar o recorde de maior goleador em mundiais. Com 14 gols em três copas disputadas, o atacante de 35 anos de idade está apenas um gol atrás de Ronaldo, que anotou seus 15 gols em três mundiais (na Copa de 1994, Ronaldo não entrou em campo). Klose inclusive já deixou claro que vai se aposentar da seleção após a Copa no Brasil. 

Já em relação ao recorde de Gerd Müller na seleção da Alemanha, Klose tem tudo para se isolar no topo da artilharia. Na terça-feira, 10.09.2013, a Alemanha deve confirmar a classificação para o Mundial de 2014 contra a frágil equipe das Ilhas Faroe. Se Klose marcar, não veremos nenhuma celebração especial pelo feito alcançado. Klose sabe que não é um superjogador e sua humildade o fez merecer e conquistar o topo de uma das mais tradicionais seleções do mundo.

Lista de gols de Klose pela seleção da Alemanha (site da Federação Alemã de Futebol – DFB)

Data

09/09/2013 | 11:43

Compartilhar