Mais blogs da DW DW.COM

Recorde do Bayern ofusca Dortmund

Não foi um desempenho que mereça ser destaque nas manchetes sobre a 11 rodada da Bundesliga. O Bayer de Munique esteve em um dia pouco inspirado e penou para derrotar o Hoffenheim, por 2 a 1. Porém, com esta vitória, além de manter a ponta da tabela de classificação, os bávaros igualaram um recorde histórico: esta foi a 36 partida seguida sem derrota do Bayern de Munique no Campeonato Alemão, feito alcançado somente pelo Hamburgo na década de 80. A última derrota dos bávaros foi no dia 28 de outubro de 2012, na Allianz Arena, contra o Bayer Leverkusen, por 2 a 1.

No duelo em Hoffenheim, o treinador do atual campeão alemão, Pep Guardiola, promoveu quatro alterações em relação à rodada passada. Os contundidos Toni Kroos e Arjen Robben deram lugar para os “Super Marios” Götze e Mandzukic. Dante e Javi Martínez também começaram como titular nos lugares de Rafinha e Daniel van Buyten. Pelo lado do Hoffenheim, o principal atacante, Kevin Volland, voltou de contusão.

E os donos da casa abriram o marcador aos 34 minutos de jogo, com Niklas Süle, em falha do goleiro Manuel Neuer. A resposta veio rápida e cinco minutos depois, Mario Mandzukic empatou. E faltando 15 minutos para o fim da partida, Franck Ribéry deu sua segunda assistência no jogo e Thomas Müller só teve que empurrar a bola para o gol. Foi um jogo de paciência, no qual prevaleceu a superioridade na qualidade técnica dos atletas do Bayern de Munique.

Depois da partida, apesar da vitória e do recorde, Pep Guardiola se mostrou bastante insatisfeito. “Preciso corrigir minha estratégia. Vou explicar aos meus jogadores primeiro, o que estou pensando exatamente. São questões táticas. Nós precisamos melhorar para conquistar a Bundesliga”, disse o perfeccionista Guardiola, que acredita que o futebol apresentado pela sua equipe até agora, não é suficiente para terminar na frente do Borussia Dortmund no final da liga.

Dortmund: 31 gols em 11 jogos

Robert Lewandowski (centro) marcou três gols e assumiu a artilharia da Bundesliga.

O Dortmund continua colado nos bávaros – apenas um ponto atrás. E o melhor ataque da Bundesliga fez nova vítima. Goleada por 6 a 1 contra o Stuttgart, com direito a hattrick do artilheiro do campeonato, Robert Lewandowski. E de virada ainda. Esta foi a primeira derrota do treinador Thomas Schneider no comando do Stuttgart. E não tinha como ter sido diferente: o futebol do Dortmund se assemelha ao power play no hóquei. É avassalador na velocidade e na intensidade de jogo. Marcação sob pressão quase no campo inteiro, com saídas rápidas e cirúrgicas, quase sempre conseguindo chegar na área adversário com seis ou mais jogadores.

Pode ser que não baste para voltar à final da Champions League, mas definitivamente possui muito boas chances de levantar a nona salva de prata e se tornar o segundo maior campeão alemão de maneira isolada. Hoje esta posição é dividida com o Borussia Mönchengladbach, que viveu anos de glórias nas décadas de 60 e 70.

Na 11 rodada, finalmente o Freiburg conseguiu conquistar sua primeira vitória, vencendo o Nürnberg fora de casa. Com os três pontos, o Freiburg ultrapassou o próprio Nürnberg na classificação. Outro resultado surpreendente foi a vitória do lanterna Eintracht Braunschweig contra o Bayer Leverkusen, que perdeu contato com a dupla Bayern de Munique e Borussia Dortmund, mas segue tranquilo na terceira posição.

Todos os gols da 11ᵃ rodada da Bundesliga.

A tabela de classificação completa (em alemão).

Os resultados da 11ᵃ rodada da Bundesliga:

Borussia Dortmund 6×1 Vfb Stuttgart
Gols Dortmund: Sokratis Papastathopoulos (19′), Marco Reus (22′), Robert Lewandowski (54′, 56′ e 72′) e Pierre-Emerick Aubameyang (81′)
Gol Stuttgart: Karim Haggui (13′)

Hertha Berlin 0×2 Schalke 04
Gols Schalke: Adam Szalai (26′) e Julian Draxler (90+4′)

1899 Hoffenheim 1×2 Bayern München
Gol Hoffenheim: Niklas Süle (34′)
Gols Bayern: Mario Mandzukic (39′) e Thomas Müller (75′)

FC Nürnberg 0×3 SC Freiburg
Gols Freiburg: Felix Klaus (57′), Vladimir Darida (79′) e Admir Mehmedi (88′)

Hamburger SV 0×2 Borussia Mönchengladbach
Gols Mönchengladbach: Max Kruse (23′ e 63′)

Eintracht Braunschweig 1×0 Bayer Leverkusen
Gol Braunschweig: Dominick Kumbela (81′)

Eintracht Frankfurt 1×2 VfL Wolfsburg
Gol Frankfurt: Alexander Meier (35′)
Gols Wolfsburg: Anderson (contra 2′) e Maximilian Arnold (82′)

FC Augsburg 2×1 FSV Mainz
Gols Augsburg: André Hahn (27′ e 49′)
Gol Mainz: Eric Maxim Choupo-Moting (pen. 59′)

Werder Bremen 3×2 Hannover 96
Gols Bremen: Aaron Hunt (pen. 25′), Cedrick Makiadi (38′) e Santiago García (86′)
Gols Hannover: Szabolcs Huszti (pen. 20′) e Hiroki Sakai (41′)

Data

04/11/2013 | 11:09

Compartilhar